Qual o melhor horário para praticar exercícios físicos?
11 de maio de 2017
Nutrientes necessários para a saúde do coração
14 de agosto de 2017

O que é obesidade?

A obesidade é quando seu índice de massa corporal (IMC) é maior que 30. É usado sua altura e peso para medir seu IMC.

 

Quais são os riscos da obesidade?

A obesidade pode causar muitos problemas de saúde, incluindo lesões ou deficiência física. Você vai precisar de realizar alguns exames para verificar as seguintes doenças:

  • Diabetes
  • Pressão arterial elevada ou colesterol elevado
  • Doença cardíaca
  • Vesícula biliar ou doença hepática
  • Câncer de cólon, mama, próstata, fígado ou rim
  • Apneia do sono
  • Artrite ou gota

 

Como a obesidade é tratada?

O objetivo do tratamento é ajudá-lo a perder peso para que sua saúde melhore. Mesmo com uma pequena diminuição do IMC já pode reduzir o risco de muitos problemas de saúde. É necessário definir uma meta de perca de peso.

  • Mudanças de estilo de vida é o primeiro passo no tratamento da obesidade. Estes incluem fazer escolhas alimentares saudáveis ​​e praticar atividades físicas regularmente. Seu médico pode sugerir um programa de perca de peso que envolve coaching, educação e terapia.
  • Medicamentos pode ajudá-lo a perder peso quando é usado com uma dieta saudável e atividade física.
  • A cirurgia pode ajudá-lo a perder peso se você é muito obeso e tem outros problemas de saúde. Existem vários tipos cirurgia para perca de peso.

 

Como posso ser bem sucedido em perder peso?

  • Estabeleça metas pequenas e realistas. Um exemplo de um pequeno objetivo é caminhar por 20 minutos em 5 dias por semana. Outro objetivo é perder 5% do seu peso corporal.
  • Informe seus amigos, familiares e colegas de trabalho sobre seus objetivos e peça seu apoio. Peça a um amigo para perder peso com você ou junte-se a um grupo de apoio para perca de peso.
  • Identifique alimentos ou gatilhos que podem fazer com que você coma demais, e encontre maneiras de evitá-los. Remova alimentos de alto teor calórico de sua casa e local de trabalho. Se o estresse ou ansiedade faz com que você coma, em seguida, encontre outras maneiras de lidar com o estresse.
  • Mantenha um diário para rastrear o que você come e bebe. Anote também quantos minutos de atividade física você faz por dia. Pesar-se uma vez por semana e anote em seu diário.

 

Quais mudanças alimentares devo fazer?

Você precisará comer de 500 a 1.000 calorias a menos por dia do que você come atualmente para perder 1 a 2 quilos por semana. As seguintes mudanças irão ajudá-lo a cortar calorias:

  • Coma porções menores. Use pratos menores. Adicione frutas e legumes em suas refeições. Meça seu alimento usando copos de medida.
  • Ter 3 refeições e 1 ou 2 lanches por dia. Planeje suas refeições com antecedência. Cozinhe e coma em casa a maior parte do tempo. Coma devagar.
  • Comer frutas e legumes em cada refeição. Eles são baixos em calorias e ricos em fibras, o que faz você se sentir cheio. Não adicione a manteiga ou margarina aos vegetais. Use ervas para temperar legumes cozidos no vapor.
  • Coma menos gordura e menos alimentos fritos. Coma mais frango e peixe assado ou grelhado. Estas fontes de proteína são mais baixas em calorias e gordura do que a carne vermelha. Evite o fast food. Use em suas saladas, azeite e vinagre em vez de molho engarrafado.
  • Limite a quantidade de açúcar que você come. Não beba bebidas açucaradas. Evite o álcool.

 

Quais atividades físicas devo fazer?

A atividade física é boa para o seu corpo de muitas formas. Ela ajuda você a queimar calorias e construir músculos fortes. Ela diminui o estresse, depressão, e melhora o seu humor. Ela também pode ajudá-lo a dormir melhor.

  • Exercício de pelo menos 30 minutos, 5 dias por semana. Comece devagar. Reserve um tempo do dia para a atividade física que você gosta e que é conveniente para você. É melhor fazer o treinamento com pesos e uma atividade que aumente sua frequência cardíaca, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar.
  • Encontre maneiras de ser mais ativo. Suba as escadas em vez de usar elevadores. Passe o seu tempo de lazer indo para eventos que exigem caminhadas, tais como festivais ao ar livre ou feiras. Esta atividade física extra pode ajudá-lo a perder peso.

 

Quando devo procurar atendimento imediato?

  •         Você tem uma dor de cabeça severa, confusão, ou dificuldade em falar.
  •         Você tem fraqueza em um lado do seu corpo.
  •         Você tem dor no peito, sudorese ou falta de ar.

 

Quando devo contatar o médico?

  • Você tem sintomas de vesícula biliar ou doença hepática, como dor na parte superior do abdômen.
  • Você tem dor no joelho ou quadril e desconforto durante a caminhada.
  • Você tem sintomas de diabetes, com intensa fome e sede, e micção frequente.
  • Você tem sintomas de apneia do sono, como ronco ou sonolência diurna.

 

Você tem dúvidas ou preocupações sobre sua condição ou cuidados?

Então clique aqui para agendar um horário com o Dr. Arthur Rocha.

Obesidade: O que você precisa saber