Holter 24h

O aparelho de Holter 24 hs do Dr. Arthur Rocha é um dos mais modernos do mercado. Tem uma tecnologia avançada e o tamanho de um pen drive, ao contrário da maioria dos aparelhos do mercado que têm o tamanho de um celular antigo. Nosso intuito é sempre levar mais segurança e conforto ao paciente.

O que é o exame de Holter 24 horas?

O Holter 24 horas é um dos exames mais utilizados da cardiologia. Tem como objetivo registrar a atividade elétrica do coração durante 24 horas, de forma contínua. Consegue, portanto, uma avaliação mais fidedigna do ritmo cardíaco que o eletrocardiograma (ECG), que registra a atividade cardíaca por poucos segundos.

holter 24h

De que forma é realizado o exame de Holter 24 horas?

Normalmente a secretária do cardiologista é quem instala o aparelho, colocando alguns eletrodos no tórax do paciente, conectados por fios ao gravador digital. O paciente vai para casa com esse gravador, que vai monitorar a atividade elétrica do coração. É importante frisar que o paciente pode manter a sua rotina diária normalmente.

Para que serve o exame de Holter 24 horas?

Como já explicado anteriormente, o Holter 24 horas tem como objetivo avaliar a atividade elétrica do coração em 24 horas, a fim de detectar o ritmo cardíaco e investigar possíves doenças cardiológicas, tais como:

• Arritmias leves, como extrassístoles supraventriculares, extrassístroles ventriculares
  • Arritmias complexas, como taquicardia supraventricular, taquicardia ventricular, fibrilação atrial, bigeminismo ventricular ou supra-ventricular.
  • Isquemia cardíaca silenciosa
  • Bloqueios cardíacos leves, como bloqueio átrio-ventricular tipo I ou tipo II, Mobitz I
  • Bloqueios cardíacos complexos, como bloqueio átrio-ventricular total (BAVT)
  • Monitorar o funcionamento de dispositivos como marcapasso cardíaco
  • Bradicardia sintomática (frequencia cardíaca menor que 50 batimentos por minuto , acompanhada de sintomas)
  • Taquicardia sintomática (frequencia cardíaca maior que 100 batimentos por minuto , acompanhada de sintomas)
  • Tonturas ou síncopes (desmaios)

Riscos do exame de Holter 24 horas

O Holter 24 horas é um exame completamente seguro. Pode ser realizado por crianças, gestantes, lactantes ou idosos. Não emite nenhum tipo de radiação e nem tem perigo de choque.

Orientações para o exame de Holter 24 horas

Não tomar banho durante a realização do exame
Anotar o horário do surgimento de possíveis sintomas, como dor no peito (angina), mal estar, falta de ar (dispnéia), palpitações, tonturas, desmaios (síncopes), cansaço,etc.
Tentar manter a rotina diária habitual, evitando apenas atividade física intensa, pela limitação do aparelho e por não poder tomar banho
Evitar dormir em colchões magnéticos, pois podem descarregar as pilhas
Se for ao banco, avisar ao segurança que está com o aparelho, pois poderá ativar o detector de metais
Mulheres devem evitar ir de vestido, decotes ou roupas muito coladas no dia de colocar o aparelho

Quem lauda o exame de Holter 24 horas?

O laudo do exame de Holter 24 horas é feito pelo médico cardiologista.

Holter 24h Unimed

Holter 24h Cassi