Eletrocardiograma

O Dr. Arthur Rocha realiza o exame de eletrocardiograma e na mesma hora já entrega o laudo, agilizando a vida dos pacientes!

O que é o eletrocardiograma (ECG)?

O eletrocardiograma (ECG) é um dos exames mais simples da cardiologia, que tem como objetivo avaliar a atividade elétrica do coração. Sua realização é rápida, indolor e não invasiva.
Células especiais normalmente localizadas na câmara superior direita do coração desencadeiam impulsos elétricos, que percorrem o sistema elétrico do coração, gerando o batimento cardíaco. O eletrocardiograma registra esses sinais elétricos através de eletrodos posicionados no tórax e nos membros do paciente.
O cardiologista utiliza o eletrocardiograma para procurar padrões e ritmos entre os batimentos, a fim de diagnosticar ou descartar doenças cardíacas.

eletrocardiograma

Por que é feito o eletrocardiograma (ECG)?

Apesar de um exame simples e antigo, o eletrocardiograma ainda tem bastante utilidade na cardiologia mundial, pois pode diagnosticar e investigar rapidamente diversas doenças cardíacas e não cardíacas tais como;

• Bradicardia sintomática (frequência cardíaca menor que 50 batimentos por minuto , acompanhada de sintomas)
  • Taquicardia sintomática (frequência cardíaca maior que 100 batimentos por minuto , acompanhada de sintomas)
  • Bloqueios cardíacos, como bloqueio de ramo direito (BRD), bloqueio de ramo esquerdo (BRE), bloqueio átrio ventricular (BAV) tipo I ou tipo II, bloqueio átrio ventricular total (BAVT), bloqueio divisional ântero-superior (BDAS) ou hemibloqueio ântero-superior esquerdo
  • Doenças das válvulas cardíacas (valvulopatias)
  • Infarto agudo do miocárdico, também conhecido como ataque cardíaco
  • Hipertrofia ventricular esquerda (HVE), quando as paredes do coração estão muito espessas
  • Doenças do músculo cardíaco (miocardiopatias)
  • Dor no peito ou pressão no peito (angina)
  • Inflamação da membrana que envolve o coração (pericardite aguda ou crônica)
  • Doenças da tireoide (hipotireodismo ou hipertireoidismo)
  • Anormalidades na concentração sanguínea de eletrólitos, como cálcio, potássio, sódio, fósforo e magnésio.
  • Verifica a saúde do coração quando outras doenças ou condições estão presentes. Essas incluem pressão alta (hipertensão arterial), colesterol alto (dislipidemia), tabagismo, diabetes mellitus e histórico familiar de doença cardíaca
  • Verifica o funcionamento de dispositivos implantados no coração, tais como macapasso e ressincronizador.

Riscos do eletrocardiograma (ECG)

Um eletrocardiograma é um exame completamente seguro. Pode ser realizado por crianças, gestantes, lactantes ou idosos. Não emite nenhum tipo de radiação.

Quem lauda o exame de eletrocardiograma (ECG)?

O laudo do exame de eltrocardiograma é feito pelo médico cardiologista.

Eletrocardiograma Unimed

Eletrocardiograma Cassi